As bursas são pequenos sacos de líquido próximo as articulações sinoviais que são responsáveis pelo amortecimento e proteção da articulação, elas geralmente se localizam, entre os tendões e ossos e quando sobrecarregadas podem causar quadro inflamatório, qual chamamos de bursite.
A Bursa do cotovelo (olecraniana) fica no olecrano (ao redor da ponta do cotovelo) e quando submetida a estresse ou sobrecarga ela gera um processo inflamatório, aumentando a quantidade de líquido, formando assim um saco de fluido na articulação.
O principal sintoma da bursite olecraniana é a formação de líquido no cotovelo acompanhada ou não de dor. Geralmente o quadro de inflamação não altera a mobilidade na articulação, porém, pode causar vermelhidão e aumento da temperatura local.
Qual o tratamento?
O tratamento é feito conforme o quadro inflamatório e pode ser dividido em:
Agudo: Compressa de gelo no local, uso de analgésicos (se dor) e anti-inflamatórios. Em alguns casos pode ser feito a aspiração do líquido da Bursa, porém deve-se procurar um especialista e discutir sobre os possíveis riscos do procedimento.
Crônica e séptica: nesse caso é discutido o procedimento cirúrgico para a retirada da Bursa.
Você sabia que pode prevenir a bursite de cotovelo?
Evite bater repetidamente ou apoiar repetidamente seu cotovelo esses hábitos são os principais responsáveis pela inflamação da bursa.
Commentaires