top of page

O Método Pilates fortalece o períneo na gravidez

Atualizado: 29 de ago. de 2022

Seu períneo está preparado para a gestação? E para o parto? O Pilates ajuda nessa preparação?

Quando a mulher descobre que está grávida logo se inicia a fase de planejamento: planeja a chegada do bebê, seu quarto, muda a alimentação, muda os hábitos de vida, começa os exercícios. Seu corpo passa por uma grande mudança natural, a quantidade de hormônios aumenta, mas a grande maioria acaba esquecendo de algo muito importante – a saúde da sua musculatura perineal.

O períneo é a região localizada entre a vagina e o ânus, sua função é sustentar os órgãos pélvicos, e na gestação devido a ação hormonal e ao aumento do peso da

mulher, a musculatura dessa região enfraquece ao mesmo tempo que sua força é muito exigida. Quando a gestante escolhe o parto normal, ele tem papel importantíssimo, por isso se faz necessário investir na saúde perineal ao longo de toda a gestação e também no pós parto.

Um assoalho pélvico forte oferece maior apoio ao útero, reduz a pressão da bexiga e diminui as dores lombares, também evita traumas e lacerações na hora do parto normal, diminui o risco de incontinências urinárias.

O correto é que todas as mulheres tivessem o hábito de exercitar a musculatura perineal ao longo de toda a vida, e não somente na gravidez ou na presença de alguma patologia. O Pilates é uma técnica que auxilia no fortalecimento destes músculos. Um dos princípios do método é o fortalecimento da musculatura chamada CORE – músculos que estão inseridos nas costelas e vão até a parte inferior da pelve, e sua contração deve ser mantida durante a prática dos exercícios.

A musculatura pélvica faz parte deste cinturão e a ativação deste centro de força é o suficiente para o fortalecimento. Torna-se importante então que o instrutor de Pilates ensinem as alunas, e em especial as gestantes a utilizarem, contraírem e relaxarem a musculatura de forma correta.

As alunas que praticam o método durante a gestação geralmente aprendem utilizar de forma correta a musculatura e isso contribui para um parto vaginal tranquilo, menor incidência de patologias como a incontinência urinária e uma recuperação pós parto mais rápida. Além destes benefícios, uma mamãe pilateira aprende a controlar sua respiração e isso auxilia nas mudanças emocionais, se torna mais ativa e mantém uma postura que evita dores, além de apresentar menos edemas pela ativação da circulação sanguínea.

Você mamãe, que está se preparando para o grande dia, vem Pilatear e cuidar de sua saúde perineal com a gente!




Comentários


bottom of page