A luxação do ombro é o deslocamento do úmero em relação a fossa glenóide (região da escápula, onde fica o úmero). Na grande maioria dos casos o úmero se desloca para frente (quedas e traumas), porém, pode vir a acontecer para trás ou para baixo.
Quando acontece a primeira luxação o principal sintoma é dor intensa na região do ombro, impossibilitando movimentar o braço normalmente. Também é possível visualizar uma deformidade em região superior do ombro como se fosse um “vazio” que é chamado de sinal da dragona militar.
Geralmente a luxação de ombro gera uma lesão capsulo-ligamentar, tornando a articulação sujeita a recidivos deslocamentos. Abaixo os tipos de lesões:
· Lesão de Bankart: lesão de lábrum (fibrocartilagem);
· Lesão de Hill-Sachs: lesão óssea da cabeça do úmero.
O tratamento inicial para a luxação segue o princípio de retornar à articulação para sua posição anatômica. Esse primeiro contato deve ser feito exclusivamente com um médico. Em alguns casos a intervenção cirúrgica é necessária, dependendo de quanto foi lesionado as estruturas estabilizadoras e ósseas do ombro.
Quando o tratamento for conservador ou pós cirúrgico a fisioterapia é indicada. Na fase inicial será tratado o quadro álgico (dor) do paciente, após será realizado o ganho de amplitude de movimento da articulação, sequencialmente o fortalecimento da musculatura que estabiliza o ombro (músculos do manguito rotador, principalmente) e treinos de estabilidade da articulação (propriocepção) para proporcionar um controle satisfatório das luxações.
Você já luxou seu ombro? Sente insegurança nos movimentos que necessitem maior força ou amplitude do ombro deslocado?
Estamos prontas para ajudar você! Agende já sua consulta!
Comments